A UFMS vai à Escola segue a proposta de enriquecer a formação acadêmica e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com foco nas adversidades daqueles que vivem na dimensão territorial do Pantanal – que representa um terço do Estado de Mato Grosso do Sul.
O projeto atende alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental em polos de educação e extensão nas fazendas pantaneiras da região de Aquidauana (MS), oferecendo assistência médica, odontológica e atividades educativas. O bioma pantanal é caracterizado pelo ciclo das águas. Na época das chuvas, novembro a abril, as áreas alagadas impossibilitam o trânsito entre fazendas e dificultam o desenvolvimento de um calendário escolar tradicional, exigindo adaptações.
A UFMS VAI À ESCOLA RURAL
A UFMS vai à Escola Rural é outra modalidade do projeto de extensão, vinculado ao A UFMS vai à Escola, que busca atender as escolas rurais do Mato Grosso do Sul no atendimento de necessidades básicas e valorização da tradição local, a partir da transferência do conhecimento acadêmico e do intercâmbio de experiências.